terça-feira, 1 de setembro de 2015

NÃO OLHE PARA AS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS TRANSFORME AS CIRCUNSTÂNCIAS EM ATITUDES!


Texto: Fl.4-19    O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.  (N.V.I).

          Reparem o carinho do apóstolo Paulo em relação aos irmãos filipenses quando ele diz no versículo 1, que os ama e que tem saudades deles. E mais; que são a sua alegria e a sua coroa. Havia uma virtude nos Felipenses fundamental, que os destacava dos demais povos. Eram amáveis e generosos no tocante às necessidades dos irmãos. E isso precisava ser conhecido por todos. Paulo experimentou essa atitude de generosidade, e os admirava por isso. Tinha um espírito de gratidão muito grande em relação aos irmãos filipenses.
        Havia uma dificuldade muito grande de alguns povos, nos tempos de Paulo em ser sensível às necessidades de compartilhar a amabilidade e generosidade. E ainda vemos acontecer nos dias de hoje no meio das igrejas, as mesmas atitudes. Às vezes julgamos com facilidade ao invés de estender as mãos para suprir as necessidades dos santos. Usamos argumentos próprios de justificativas, quando não praticamos a amabilidade ou generosidade com os nossos irmãos; mesmo diante do som da trombeta (pedido de socorro). E no entanto, recebemos no versículo 8  um grande ensinamento, onde o apóstolo Paulo diz: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas"
        Paulo adverte que coloquem em prática tudo que aprenderam, receberam, ouviram e viram  dele. Assim o fazendo o Deus da paz estará com eles. Isso significa que seriam abundantes em todas as obras. O apóstolo Paulo também não esconde a sua grande alegria pelo interesse demonstrado pelos irmãos felipenses no tocante à ajuda na sua manutenção. E  completa dizendo que sabe dar graças em toda e qualquer situação, seja alimentado ou com fome, tendo muito ou passando dificuldades. Esse é um grande aprendizado para todos nós. A fé que Paulo tinha de que jamais seria abandonado nas suas necessidades. A certeza de que Deus jamais o abandonaria, é a mesma certeza que devemos ter. "tudo posso, naquele que me fortalece"!   V.13
        Paulo lembra aos filipenses que desde os seus primeiros dias no evangelho, nunca uma igreja o ajudou tanto, no que diz a dar e receber senão a igreja de Felipos, ajudando-o duas vezes.
        Que seja essa a atitude das igrejas de hoje. Compartilhar as necessidades dos santos e fazer tudo o que estiver ao seu alcance, para que não lhes falte absolutamente nada. Que os nossos ouvidos espirituais estejam bem apurados, para escutar o som da trombeta!  


Pr. Ivan Carlos 


Nenhum comentário: