quarta-feira, 24 de maio de 2017

QUAIS SÃO OS MUROS QUE PRECISAM SER REERGUIDOS NA SUA VIDA?

Oposição que o servo de Deus Neemias enfrentava: Um povo que sofria calúnia, humilhação, desprezo, e em sua maior parte despreparado.

Dois inimigos externos: Sambalate  e Tobias.

Inimigos internos: Profetas, sacerdotes e os nobres Tecoítas (um povo duro e disposto a não colaborar).

Uma coisa diferenciava o servo de Deus Neemias, “sua fé”. A adversidade não lhe derrubaria, ao contrário encontraria forças para estimular os seus liderados. Hoje temos carência de lideres dessa natureza.
      Verificamos as dificuldades deparadas por Neemias e as investidas do inimigo no versículo 4.1-2

Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos judeus; e falou na presença de seus irmãos e do exercito de Samária, dizendo: Que fazem estes fracos judeus? Fortificar-se-ão? Oferecerão sacrifícios? Acabarão a obra num só dia? Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas? 

Diz o evangelho que o inimigo tomou-se de ódio. E hoje acontece também, principalmente quando alguém se dispõe a trabalhar na Obra de Deus. O inimigo se levanta, e se levantará tantas vezes quanto forem necessárias para interromper o trabalho. O pior irmãos, é que se levantarão os da sua própria casa. Até pastores tentarão parar você. Homens sem maturidade cristã, e totalmente equivocados com o seu chamado pastoral; inseguros e vendo fantasmas, onde não existem. Se a sua Fé não estiver madura, como a de Neemias, vai desanimar. Mas se estiver cheio do Espírito Santo, continuará, sem olhar para trás; ainda que isso lhe custe um preço alto. Aí você vai poder certificar-se se a sua casa foi construída em rocha, ou em areia.
      Uma das maiores estratégias do diabo é o menosprezo para tentar te parar a qualquer custo. E existem crentes que param mesmo, porque acreditam nesta estratégia. O diabo é o pai da mentira! Ele quer tirar o teu animo, e vai fazer de tudo para você desistir. Vai tentar até tirar a sua vontade de orar. 

Reparem o que diz Neemias 4.3.

E estava com ele Tobias, o amonita, e disse: Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma raposa, derrubará facilmente o seu muro de pedra.

Deus está presente nas nossas aflições, e não nos deixará sozinhos, Estamos diante de seus olhos, e não estaremos desamparados, Neemias nos ensina como devemos nos posicionar diante dessas investidas; e a oração é o remédio certo.


Neemias 4.4-5 afirma:

Ouve,ó nosso Deus, pois somos tão despreparados; faze recair o opróbrio deles sobre as suas cabeças, e faze com que eles sejam um despojo numa terra de cativeiro. Não cubras a sua iniquidade, e não se risque de diante de ti o seu pecado, pois que te provocaram a ira na presença dos edificadores.

Irmãos quando o inimigo se levanta contra nós, temos que usar a estratégia de Neemias, pois o diabo sabendo que Deus nos justifica, vai fazer de tudo para nos parar.

Romanos 8.31-33 diz:

Que diremos pois a estas cisas? Se Deus é por nós? Aquele que nem mesmo a seu Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas? Quem intentará contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Entregue a sua peleja nas mãos de Deus, e não pare nunca, porque o Senhor vai fazer além de tudo aquilo, que você pode pensar ou imaginar. E se assim for o seu posicionamento, você vai ver a obra começar a andar.

Neemias 4.6 diz:

Assim edificamos o muro, e todo o muro se completou até a metade da sua altura, porque o coração do povo se inclinava para trabalhar. 

Como se não bastasse o desprezo, numa tentativa de acabar com com o sonho dos judeus, de reerguer a sua cidade, reuniram-se para guerrear e impedi-los de reconstruir a cidade.

Neemias 4.7-8

Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, e os arábios, os amonitas e os asdoditas, que ia avante a reparação dos dos muros de Jerusalém e que já as brechas se começavam a fechar, iraram-se sobremodo; e coligaram-se todos, para virem guerrear contra Jerusalém e fazer confusão.

Neemias nos dá uma lição de vida de oração. Deposita a sua confiança, no Deus que servimos. Deixa para segundo plano o seu eu, e ora ao Senhor para que se cumpra a determinação de levantar os muros. Busca a direção de Deus. Deus imediatamente instrui o seu servo a colocar soldados vigilantes de dia e de noite. Essa deve ser a postura de um crente na adversidade. Buscar o Senhor de todo o nosso coração. Ele virá ao nosso encontro. 

Neemias 4.9                          

Nós, porém, oramos ao nosso Deus, e pusemos guarda contra eles de dia e de noite.                                   

Algumas vezes vamos desanimar; mas aí precisamos ouvir um homem de Deus para nos dar animo, e então passar essa força de Deus para os nossos liderados, para continuar a trabalhar.

 Neemias 4.10

Então disse Judá: Desfalecem as forças dos carregadores, e há muito escombro; não poderemos edificar o muro.                                            

Servo do Deus Altíssimo nunca deixe de lutar, não deixe o inimigo parar você na reconstrução do teu muro, não olhe para as circunstâncias, não olhe para o tamanho, a dimensão do teu muro, olhe para o Deus que você serve, e que vai entregar nas tuas mãos o resultado final do que Ele tem pra você. Trabalhe de dia e de noite e deixa Deus pelejar por você.

Neemias 4.14 

E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.

Neemias 4.19-20

E disse eu aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros. No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco, o nosso Deus pelejará por nós.

Esse texto mostra o grande milagre que o povo vive em cinquenta e dois dias. Uma cidade inteira é fortificada e reconstruída do pó. O coração deste povo se inclinou a trabalhar de dia e de noite. E assim o fizeram na força do Senhor. E só conseguiram porque persistiram, enfrentando várias dificuldades e hostilidades dos inimigos. Não pararam! Não desista nunca.. O inimigo vai tentar parar você. E aí ore ao Senhor. Deus guerreia as suas guerras. Deus quer escrever uma nova história na sua vida. Recebe com fé esta palavra, que esse servo te entrega no nome do Senhor. Agora olhe para as suas mãos, parecem fracas? Em Deus serão fortes. O melhor de Deus, ainda estar por vir, Tão somente creia! Ele quer derramar sobre a tua vida algo muito especial. Uma unção de coragem e ousadia.

Neemias 6.15 diz:

Acabou-se. pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul, em cinquenta e dois dias.

Conclusão:

Não sei de que modo você se encontra nesse exato momento, não conheço quais são os muros que precisam ser reerguidos na sua vida. Mas eu tenho certeza que Deus sabe. E ele quer mudar a história, se você quiser. Só depende de você! E se você não conhece esse Deus, experimente busca-lo enquanto o podeis achar, e invoca-lo enquanto está perto. Deixe-o consertar os seus muros e tapar todas as roturas ou brechas.

João 10.10 afirma que O Ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir, eu vim para que tenham , e atenham em abundância. 


No amor maravilhoso de Jesus Cristo.


Ivan Carlos, pr.

Mensagem na PIB da Gávea em 07/03/2017, ás 20:00 horas.





Nenhum comentário: