sexta-feira, 14 de agosto de 2015

UM CORAÇÃO QUE FAZ DIFERENÇA EM SUAS ATITUDES



Carta a Filemon

Essa carta escrita a Filemom, mostra como o apóstolo Paulo, nos anos de 60 D.C ainda que numa prisão domiciliar em Roma, mesmo na angústia de enfrentar dificuldades em levar a cabo a sua missão, não se deixou intimidar, ou se desesperar para continuar pregando o evangelho. Eu diria que em toda aquela situação, Paulo se revela como um verdadeiro diplomata. Como ele próprio diz: fazendo parte da embaixada de Cristo, com todos nós. Dentro de si havia uma motivação que suplantava todos os seus demais objetivos. Seu foco principal era difundir o Evangelho de Jesus Cristo.
        Fazia a sua saudação como de costume e saudava Filemom, Áfia e Arquipo, que naturalmente seriam suas testemunhas na leitura do documento de apelação por Onésimo, a Filemon.
        Então a parte mais bonita na narração desta carta, Paulo como apóstolo, não exige mas tem a sensibilidade que muitos poucos têm na igreja; de apelar para a ajuda solidária, e o perdão dos irmãos em Cristo. Paulo achava e isso é uma verdade, que deveria se cumprir em toda a igreja do Senhor Jesus. Quando se faz parte da imensa família, não se exige mais nada, se resolve tudo na solicitação amorosa. Na liderança surte o efeito pelo amor e pelo carinho. Reparem que o apostolo Paulo diz: Não que eu Paulo não o possa exigir, mas prefiro apelar para que a sua vontade se manifeste com espontaneidade. Isso é uma verdade inquestionável! Acho que muitos poucos irmãos tem a sensibilidade de entender quando lêm a Bíblia, sobre o solicitar ao invés de exigir, o perdoar ao invés de guardar. Isso é amor cristão. Querem impor as suas vontades, e os seus julgamentos. Querem exigir que seja do seu jeito! O apostolo Paulo usou exatamente da estratégia cristã. Pense nisso! Use estratégias cristães, é isso que vai fazer diferença nas conquistas, em todas as áreas da tua vida.
        Eu tenho certeza que ao lermos a frase principal que diz:  “porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre, não já como servo: antes, mas do que servo, como irmão amado, particularmente de mim e quando mais de ti, assim na carne como no Senhor  (1.15-16)”.
        O texto não diz como foi a atitude de Filemon, mas eu tenho quase   certeza que a mensagem de Paulo, e a suavidade de suas  palavras, e principalmente o seu amor, fez diferença e impactou de um modo sobrenatural o coração de Filemon. Seu escravo Onésimo foi curado e passou a servir ao seu senhor não como servo mas como um irmão verdadeiro em Cristo, honrando-o e respeitando-o por toda a sua vida.
        Meus irmãos, às vezes uma palavra , um gesto, uma atitude faz muita diferença, Nós precisamos orar para que Deus, possa nos iluminar para não deixar que nenhum fator externo, venha nos separar do amor que nos une à nossa família cristã. Somos todo, um só corpo, e esses corpos têm membros; a falta de um membro, deixa o corpo sem forma e vazio.
        Vamos aprender juntos sobre comportamento cristão, e aplica-lo em nossas vidas. Assim podemos fazer como Paulo fez; conquistando  o coração dos nossos irmãos na igreja, e fora dela. Seremos bons testemunhos para a nossa casa, e vamos ser benção para evangelizar a nossa comunidade.

Que o Senhor possa nos ajudar, e nos conceder o galardão desta mudança em sua direção!


Pr. Ivan Carlos (servo apenas).

Nenhum comentário: