domingo, 16 de agosto de 2015

O QUE ÉRAMOS ANTES, SEM CRISTO E O QUE NOS TORNAMOS DEPOIS, COM JESUS CRISTO


        Sempre tive muita curiosidade de buscar de Deus através do Evangelho; o antes e o depois de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tinha sede de saber o que éramos todos nós antes, e depois de Cristo. Depois da sua ressurreição. Até por que sentia que a cada momento que eu caminhava, Deus me preparava e me amadurecia  mais e mais, às vezes até com muito sofrimento. Pude entender melhor o meu chamado. Por que a Sua Vontade, é boa, perfeita e agradável! Deus tem pressa em salvar almas e recupera-las por completo dentro deste, imenso vale verde da comunidade do Horto, no bairro do Jardim Botânico.
        Pois bem esta semana eu resolvi refletir e  pesquisar o assunto do que é ser antes de Cristo e depois de Cristo; e então recorri a internet e a alguns materiais de estudo dentro do evangelho.  E a carta do apóstolo Paulo aos Efésios no capítulo 2. 1-10  me deu a resposta; e revelou-me muita coisa, de modo que eu entendi melhor  a obra reveladora que Deus tem colocado nas minhas mãos ainda está por vir.
        Achei uma ilustração de um pastor muito interessante. O Pastor Ivis Fernandes da Igreja Batista Conexão Cristã, fala sobre uma coisa muito significativa. Alguns de nós já assistimos ao programa de TV do estilo antes e depois. Eles mostram a transformação de uma pessoa antes deformada e feia, e depois de passar por um processo, chega ao fim deste processo transformada numa pessoa mudada e bela. E essa transformação sempre impressiona a todos nós, diante de uma obra tão maravilhosa. Deus tem também um programa assim. Ele pega pessoas completamente deformadas, feias pelo pecado  e as transforma em pessoas bonitas e cheias de saúde espiritual. Realiza em cada uma delas uma transformação nunca vista, para que a Sua Obra seja glorificada pelo homem. Deus manifesta a sua Glória, transformando vidas. E essa Glória é demonstrada na comparação do antes e o depois de Deus. E aí eu começo a entender o evangelho que transforma, que liberta, que regenera, e cura. Mas para nós entendermos este evangelho puro, nós precisamos captar o que nós éramos sem Cristo (vv.1-3).  Todos nós éramos presos ao pecado, logo morto em nossas transgressões (v.1); sujeito a satanás (v.2); escravo da vontade da carne e do pensamento (v.2); e merecedores da ira divina (v.3). Era uma situação degradante, mas éramos assim, antes de Jesus Cristo! Portanto são muito significativos estes programas de reabilitação espiritual e de transformação, complementada com os testemunhos. Entender o que Cristo fez por nós! E aí passamos a entender a graça (vv.4,5).  "Todavia Deus que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões e pela graça vocês são salvos".  E essa é uma afirmação que todos nós precisamos crer. A nossa situação era terrível, mas os versos 4 e 5 apresentam um contraste. Deus nos deu vida, através de seu filho porque achou Graça em nós. Paulo mostra nos versos 4 e 5 que a transformação dos Efésios é obra exclusiva de Deus. Tirou-os da situação de condenação, para situação de vida. Ele interrompeu o programa que Deus tinha para cada um de nós, através da Graça por Jesus Cristo. Aí começamos a entender que as impossibilidades deixam de existir para àqueles que creem nesta verdade. E os testemunhos não param de acontecer para que o nome de Deus seja cada vez mais glorificado. Finalizamos com a união com Cristo (vv.6,7). "Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus".
        O texto nos fala também a respeito do fruto(vv.8-10), "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus, não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos Obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.
        Precisamos atentar num detalhe muito óbvio no que diz o vv..9 e 10 que se não somos salvos por obras para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizadas em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós a praticarmos.
        Então, entendemos que: Não somos salvos pelas obras, mas somos salvos para as Obras .


Que o Senhor nos abençoe e guarde, cada um dos nossos passos.


Pr. Ivan Carlos (Caminhando pela Misericórdia)

Um comentário:

Unknown disse...

O senhor esta de 👏👏👏 nossa me ajudou mt,que Deus abençoe o senhor.