domingo, 30 de agosto de 2020

INSULTO APÓS INDULTO

Jesus estava falando sobre a obra de Deus, através do seu ministério. Explicava porque perdoava pecadores que o judaísmo já condenara ao sheol. Jesus afirmava que há pecadores que estão sinceramente arrependidos, mas que não conseguiam "pagar" a dívida que os judeus cobravam.

Jesus, então, exige misericórdia para com os devedores que não conseguem - por várias razões - reparar o erro que cometeram. Como Ele mostra isso? Através de uma parábola.

Nela, o rei cobra uma dívida de seu súdito, mas a perdoa. Por que? Porque seu servo havia suplicado pelo perdão da dívida..

Era possível que a dívida fosse paga através de serviços da família quando não havia outro jeito. No entanto, o rei se compadece do súdito e dos seus. Ofereceu=lhe um indulto.

Contudo a história não para por aí.








O rei descobriu que o indultado não fez o mesmo com um de seus empregados. O perdoado não ofereceu o mesmo tratamento que recebera tão graciosamente de seu rei. O rei descobriu o manifesto da ganância de seu súdito. O encarcerou até que sua dívida outrora indultada, fosse paga até o últimocentavo.

Existem inúmeras lições nesta parábola registrada em Mateus 18.23-35, mas gostaria de oferecer alguns pensamentos.

NÃO É PECADO COBRAR DÍVIDAS, MAS É PECADO NÃO QUERER PAGÁ-LAS.

O rei da parábola pede contas. Deus nos cobrou também. Ele se OFENDEU com os nossos PECADOS e quis REPARAÇÃO. Ele está errado? Errado é não pagar!

DÍVIDAS SÃO FEITAS COM A INTENÇÃO SINCERA DE PAGÁ-LAS.

Quem contra dívidas contando com o perdão delas? Que se enche de dívidas sem a intenção de pagá-las? Quem peca contando com a Graça? Alguém assim diria  em seu coração: "Vou pecar agora, mas sei que serei perdoado depois". Você confiaria nesta pessoa? Você emprestaria dinheiro para ela? Quem fez dívidas precisa pagá=la SEM CONTAR COM O PERDÃO dela, pois isso tem nome e é feio: MALANDRAGEM. Quem premedita fazer dívida com a intenção de não pagar é ESTELIONATÁRIO.

Não seria ótimo saber que o Banco Bradesco não cobrará a fatura do cartão de crédito para todo aquele que implorar misericórdia para o dono do Banco? O que você acha que iria acontecer?

As Casas Bahia falirão se todos os que nela comprarem a prazo, soubessem que seriam indultados. A Empresa Concessionária de energia elétrica já desligou a sua luz? Duvido que você tenha ido lá argumentar que não tem dinheiro para pagar a conta de luz e sua energia foi religada. Foi?

"Os Bancos são malditos!"Então não faça dívidas com eles! A Bíblia diz: "... quem toma emprestado é escravo de quem empresta" (Provérbios  22.7b).

SE VOCÊ TEM COM O QUE PAGAR, PAGUE. NÃO SE FAÇA DE VÍTIMA...

Se você tem como pagar a dívida, pague. Venda seus bens, faça horas extras, peça mais tempo para pagar, negocie, mas pague. Há muita gente que tem como quitar suas dívidas, mas fica "pagando" de vítima.

Jesus devia o imposto do templo que era cobrado. Mesmo sob protesto, Ele o pagou: "... para que os NÃO ESCANDALIZEMOS', vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; ; toma-o, e dá-o por mim e por ti"  (Mateus 17.27).

O rei da parábola (que evidentemente representa Deus); não quis tomar a vida, a família e os bens de seu  súdito como pagamento, e indultou seu servo mediante sua súplica:

"E não tendo ele com o que pagar, ao seu senhor mandou que ele, sua mulher e seus filhos fossem venvidos, com tudo quanto tinha, para que adívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida" (Mateus 18.25-27).

Jesus não está afirmando que dívidas NUNCA precisam ser pagas, mesmo porque quando se fala da SOTERIOLOGIA. Jesus TEVE que pagar toda a NOSSA  dívida. Portanto, Deus não deixou de pagá-la!

NÃO COBRE SOMENTE PERDÃO. COBRE ARREPENDIMENTO!

Cobra-se muito o perdão. Há uma enorme pressão para que o OFENDIDO perdoe, pois é o  certo a ser fazer. Mas nunca se faz a mesma cobrança de que OFENDE. É um inferno quando insistem que o PREJUDICADO fique com o prejuízo, mas ninguém inferniza a vida de quem PREJUDICOU.

SABE AQUELA COISA, "COITADO DELE... perdoe-o, você vai se sentir melhor"? Ei! Por que ninguém sente pena de quem foi prejudicado? Nunca ouvi ninguém dizer "Coitado do fulano... foi traído! Vamos lá cobrar do traidor"!

Por que nos esquecemos de cobrar ARREPENDIMENTO e a DEVIDA reparação dos prejuízos? Por que não atazanamos a vida de quem deve? Por que só enfernizamos a vida de quem já sofreu o dano?

O DEVEDOR, VÍTIMA, O COBRADOR VILÃO.
 Estabeleceu-se uma tremenda e terrível INVERSÃO DE VALORES. Parece que quem prejudicou é a VÍTIMA e o prejudicado é o VILÃO. Quem cobra a dívida é mau?
Muita gente acredita e prega que COBRAR dívida não é um DIREITO  porque para essa gente PAGAR  dívida NÃO é um DEVER!

PERDÃO NÃO MUDA A VIDA DE NINGUÉM!

A gente lê a Bíblia
(especialmente esta parábola) acreditando que o ato de perdoar muda a vida do devedor/pecador, assim como a vida de quem perdoa.O perdão é o "pirlimpimpim" de Deus. O perdão tomou contornos mágicos a ponto de fazer tanto o perdoado como o perdoador mudarem radicalmente.

O perdão cura tudo. O perdão supera tudo. O perdão é um verdadeiro milagre! Meu perdão tem o poder de transformar completamente a vida de alguém?

Você leu a parábola? Não existe nela nenhuma indicação de que  o perdão tenha o poder de mudar alguém. Senão, vejamos.

Houve um pedido e o rei enternecido, se compadeceu de seu servo e o perdoou. Mas o perdão recebido NÃO MUDOU a vida do indultado. POIS ele, simplesmente, NÃO  PERDOOU o seu empregado como fora PERDOADO por seu rei. E o que é mais ignorado: O REI O ENCARCEROU. Não o perdoou novamente! Por que? Porque o PERDÃO NÃO O HAVIA MUDADO!

Seu pedido de perdão NÃO se baseou em SINCERO ARREPENDIMENTO. Na verdade, não estava arrependido, mas encrencado.

NÃO É O PERDÃO, É O ARREPENDIMENTO!

É o ARREPENDIMENTO que revela mudança de vida e disposição de se manter mudado. A BÍBLIA exige arrependimento sincero porque arrependimento sincero receberá perdão verdadeiro. É isto que Deus cobra de nós nesta parábola. Se você não perdoar as dívidas de quem não pode repará-las e, por isso, implora seu perdão, PERDOE. Porque foi isto que Deus fez com você!

O ARREPENDIMENTO é como uma ÁRVORE FRUTÍFERA que depois de plantada e devidamente cuidada, não pode deixar de dar seus frutos.
"E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus (...)
Produzi, pois, FRUTOS DIGNOS DE ARREPENDIMENTO,"  (Mateus 3.1; 2; 8).

O arrependimento é que é o milagre. O arrependido quer REALMENTE pagar a dívida. O arrependido SENTE e SABE que causou prejuízo e que PRECISA fazer alguma coisa para debelar o mal causado ou tentar diminuir o prejuízo causado. O arrependido quer estabelecer a paz e limpar o seu nome. O arrependido não precisa de ninguém COBRANDO uma postura digna, porque ele mesmo já se cobra muito. O arrependido não se cansa e envida todos os esforços para remediar sua culpa. O arrependido não pensa nos prejuízos que pode ter quando tem que reparar a dívida, mas nos prejuízos que ele deu a sua vítima.

É isto que Deus quer ver em nós. Corações com esta têmpora. PERDOARMOS verdadeiramente quem nos procurar pedindo perdão.
Assim como Deus espera que o PERDOADO frutifique, isto é, prove que está VERDADEIRAMENTE ARREPENDIDO.

O ARREPENDIDO É A ALEGRIA DE QUEM O PERDOOU!

Só dá prazer constatar que aquele a quem você PERDOOU, é uma pessoa mudada! Não pelo seu perdão, mas pelo ARREPENDIMENTO!

O ARREPENDIMENTO VEM ANTES DO PERDÃO.

Lembre-se, o PERDÃO VEM DEPOIS do arrependimento. quero falar de outra maneira esta mesma coisa. O ARREPENDIMENTO VEM ANTES DO PERDÃO. Quem perdoa deve estar disposto a perdoar. Quem anseia por PERDÃO deve estar completamente arrependido e ansioso para não cometer para não cometer mais erros (Isaías 55.6-7). Se não estiver a casa vai cair: "E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia" (Mateus 18.34).


Pastor Edmar Xavier de Souza
IGREJA BATISTA NO HORTO










Nenhum comentário: