quinta-feira, 11 de outubro de 2018

O QUE ACONTECE QUANDO A IGREJA ORA?

Texto: Atos dos Apóstolos 2.42


"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, no partir do pão e nas orações".

Livro escrito entre os anos 63 a 70 d.C, por um cristão grego gentio e médico chamado Lucas; grande amigo de Paulo e fiel servo de Deus. O propósito deste livro foi transmitir claramente o nascimento e o crescimento das igrejas do 1º século. Foi escrito como um elo entre a vida de Cristo e da igreja; entre os evangelhos e as epístolas. o versículo chave do livro é Atos 1.8 que diz:
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir entre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra".
O livro de Atos é uma continuação do Evangelho de Lucas. É possível que Atos termine abruptamente por Lucas, por ter planejado escrever um terceiro livro, em que daria continuidade a história, segundo alguns historiadores.
Os destinatários do livro foram Teófilo, e todos os que amam a Deus. 

Igreja de Jesus, antes de falar do poder que acontece, quando uma igreja ora; eu gostaria de apresentar dentro deste versículo 42 de Atos 2, algumas características de uma igreja que persevera na oração. Características essas, que fazem você viver a grande transformação e poder do Espírito Santo. 


Essas características são: 
  1. O foco no ensino. Havia um desejo profundo de aprender, e compartilhar com os irmãos a doutrina dos apóstolos. ensinada por Jesus.
  2. Alegria no relacionamento, humano e fraterno. E aí nos lembra o uso da empatia, que o apóstolo Paulo usava sempre para falar as Boas ovas de Jesus Cristo.  Exemplo, quando ele diz para a igreja de Corinto:
"E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei".
1 Corintios 9.20
      3. Alegria na solidariedade. Entre os irmãos havia solidariedade no partilhar de suas necessidades.

"Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de corações".
Atos 2.46
     4. Oração cultivavam uma vida de intimidade diária e constante com Deus nas orações coletivas, ensinadas pelo apóstolo Paulo que diz:

"Orai sem cessar"!
1 Tessalonicenses 5.17

E essa quarta característica era a principal arma da igreja primitiva, porque elas cresciam e se desenvolviam com confirmação do poder experimentado por uma igreja, que ora incessantemente .Todas as suas necessidades eram supridas pelo Pai Celestial. A igreja aprende a confiar pela fé, na providência de Deus, e costuma orar constantemente. A igreja caminha entendendo que o justo viverá pela fé.

"Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele".
Hebreus 10.38

Irmãos notem que a igreja primitiva se beneficiava em orar coletivamente (em par), e não era só os judeus; mas os cristãos, também eram bem sucedidos, e coisas tremendas, aconteciam em razão desta prática de orações.

"E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; e conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera". 
Atos 3.1-10
Igreja de Jesus, temos no livro de Atos dos Apóstolos, muitas outras passagens sobre o poder que as igrejas primitivas experimentavam com as orações que faziam, enquanto cresciam.

"E soltos eles. foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos. E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há; que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs? Levantaram os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram a uma, contra o Senhor e contra o seu ungido. Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungistes, se ajuntaram, não só  Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer. Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Atos 4.23-31

"E considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos reunidos oravam".
Atos 12.12

Irmãos, a igreja primitiva valorizava os momentos de oração. E devemos resgatar esses momentos de orações dentro das nossas igrejas, e dos nossos lares. Estamos perdendo sem sentir esses momentos valorosos de buscar a Deus. Se formos observar os ministérios que mais frutificaram nas igrejas, foram resultados de homens e mulheres que buscaram a Deus constantemente. Você sabia disso? Então comece desde já orando a Deus para que envie irmãos e irmãs para orar sem cessar. 
A igreja é uma casa de oração, onde os santos se edificam quando oram juntos e participam do poder de Deus; sem esquecer de buscar também Deus em secreto, como fazia Jesus quando desejava estar a sós  com o Pai.

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que está em secreto; e vê em secreto, te recompensará publicamente".
Mateus 6.6

Que tal irmãos, começar a viver a partir desse momento a plenitude dos milagres, através das orações, como faziam os nossos irmãos das igrejas primitivas; no seu nascimento e crescimento.

Que o Senhor abençoe!

Ivan Carlos, pr.

Mensagem compartilhada na Igreja Batista do Cosme Velho no dia 01/10/2018, no culto das 12:00 horas.





Nenhum comentário: