sábado, 6 de maio de 2017

QUAIS TEM SIDO OS SEUS DESAFIOS?

Vamos juntos ler dois textos parecido escritos em evangelhos diferentes, Mateus 7. 24-27 e Lucas 6. 47-49. Note-se que essas duas parábolas semelhantes foram escritas para os mesmos destinatários em períodos diferentes. Uma destinada aos judeus da Palestina, e por isso algumas citações como: Rocha, areia, chuvas, rios, ventos. E se formos comparar com a parábola semelhante escrita por Lucas 6.47-49, verificamos que essa última foi destinada aos cidadãos  do período helenístico e usam um outro tipo de citação como: Escavação, profunda vala, alicerce sobre rocha, arrojou-se o rio, terra. Mas o interessante que a mensagem é sempre pontuando o cuidado de praticar aquilo que ouvimos. E não ficar como meros espectadores, perdidos sem saber onde construir a sua vida espiritual. Interessante notar que existem duas formas de construir a nossa fé, quando nós lemos a palavra de Deus. A primeira delas é ouvir Deus, e a segunda é praticar, ou seja, usar o que nós ouvimos de Deus. Eu diria que ouvir é muito importante, mas mais importante ainda, é praticar o que nós ouvimos. Note que Tiago fala com muita propriedade o seguinte:

E sede seguidores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Tiago 1.22

Temos vivido dias muito difíceis, e uma grande parte do povo que se diz crentes no Senhor não conseguem entender o que o faz andar, e não sair do lugar. E no final acabam ficando frustrados porque não conseguem ver a luz no final do túnel. Tudo caminha em direção oposta aquilo que desejam. Sabe por quê? É o que desejam, mas não perguntam nunca se é o que Deus deseja. Se é o melhor de Deus para as suas vidas. Portam-se como imprudentes e insensatos. Não se preocupam com a robustez de sua fé. Tornam-se anêmicos na fé. E alguns nem se apercebem de estar construindo a base da sua vida espiritual em areia. E não conseguirão passar por esta crise, porque os rios transbordarão e os ventos soprarão sobre eles e suas vidas, que serão completamente arruinadas. E pior,  não aguentarão o tranco! Essa é a verdade irmãos. Não quero ser pessimista, mas devo alerta-los como servo e ministro do evangelho. Isso é só o começo! Troquemos as lentes dos nossos óculos imediatamente. Coloquemo-nos como atalaias, rompendo com a mesmice, e caminhando sempre na direção do Senhor. Está na hora de rever os antigos valores, e romper com as muralhas que nos separam de nos tornar um testemunho para este lugar chamado mundo. Tomemos coragem e sejamos audaciosos, mas dependentes sempre do Espírito Santo. Diga: Jesus chega! Eu quero mudança. Eu não quero perder a minha salvação. Quero ser lavado como foi aquele cego de nascença no tanque de Siloé, após ter caído toda a cegueira, através do lodo (saliva e areia), que Jesus colocou em seus olhos.
      Procure firmar a sua fé com certeza na rocha, onde você não viverá, mais por vistas, mas por fé. Os medos desaparecerão, porque você vai entender que Deus está cuidando de você e eu. Os nossos desafios, Ele vai estar nos direcionando e nos dando suporte. E aí meus irmãos eu posso falar com toda a certeza do meu coração. A crise e o caos vai chegar, como já está aí, mas, vai passar. Os ventos soprarão e se lançarão sobre todos nós, mas a nossa vida espiritual permanecerá de pé.

O que diz Mateus 11.30?  "Porque o meu julgo é suave e o meu fardo é leve".  Você acredita nesta afirmação de Jesus? 

Sei que temos e teremos desafios tremendo pela frente, mas coloque o teu desafio na presença Daquele que foi, é,  e sempre será Deus. Ele tem te trazido até aqui, e Ele é dono de tudo. Ele te conhece mais do que você pode imaginar. E hoje Ele está te dando talvez à última oportunidade para você não temer mais nada, e fazer como ele fez quando o barco estava para naufragar. Dormia. Literalmente não se tratava de sono, mas de descanso. Jesus descansava, porque sabia que o Pai jamais o abandonaria. Mateus 8.24 Como Ele nunca abandona o seus escolhidos. Acredite nisso e comece hoje mesmo a romper com tudo que o  te faz se afastar, da certeza da salvação. Renuncia agora a areia e coloque o seus desafios na rocha. Como fez Moisés quando abriu o Mar e atravessou com o povo, até chegar e pisar em terra firme, Êxodo 14,21 Como fez Ana que foi taxada de embriagada, mas clamava no seu coração pelo desafio de ter um filho homem, como Ana saiu da esterilidade, e procurou a fertilidade. 1 Samuel 1.13  Como fez Abraão quando obedientemente ia oferecer em sacrifício seu filho Isaque, como prova de obediência e fé. Hebreus 11.17,  e finalmente como fez o Mestre Jesus que se perturbou em espírito, mas pediu ao Pai que se possível passasse aquele cálice, e que fosse feita a vontade Dele e não a sua. Mateus 26.42

    Senhor nossa oração é que nos de discernimento, sabedoria, e muita coragem para saber que nenhum fio de cabelo cairá sem que seja pela vontade do Pai. Mateus 10.29 E que o Senhor já tem preparado para cada um de nós um caminho que está alem da visão do homem, Os teus pensamentos são maiores que os nossos pensamentos. Porque sabemos que os teus braços não estão encolhidos, para que não possas salvar, e nem os teus ouvidos tapados para que não possa ouvir. Isaías 59.1



Pr. Ivan Carlos
Apenas servo

Nenhum comentário: